Piscinas de ALVENARIA e VINIL

Piscinas de ALVENARIA e VINIL - Verano Piscinas - Nosso principal produto é a felicidade 28/12/2018

Piscinas de ALVENARIA e VINIL

Piscina de alvenaria ou de vinil? Qual comprar? Com o verão cada vez mais quente, ter uma piscina em casa está se tornando uma possibilidade ainda mais atraente.

Mas com tantas opções no mercado, a dúvida acaba aparecendo. Afinal, qual traz melhor custo-benefício?

Neste artigo vamos te ajudar a fazer a melhor escolha. Nada melhor do que aproveitar o calor no conforto do lar, na beira da sua piscina junto com os amigos ou a família.
Além, claro, de não precisar se deslocar para clubes, muitas vezes com pessoas desconhecidas em situações desconfortáveis, certo?

Para quem ainda não tem uma, seja na fazenda, na casa de praia ou até mesmo no condomínio e está pensando em adquirir o quanto antes, escolher a certa envolve vários
fatores, como o terreno, o melhor material, facilidade, economia e outras questões. Antes de tudo é preciso saber identificar as diferenças de cada uma e conhecer suas
vantagens e desvantagens.

Então vamos lá.

A piscina de alvenaria

Pela sua versatilidade, é um modelo que se destaca, pois pode ser projetada em qualquer tamanho, forma ou até mesmo com borda infinita.
Outro diferencial, é que os acabamentos são diversos, você pode optar por azulejos, pedras ou pastilhas. Não tenha medo de escolher qual combina mais com o seu estilo.
A grande vantagem de piscinas como essa é a resistência, pois é feita com laterais e fundo em concreto ou cimento, e para dar ainda mais segurança na qualidade, é aplicada uma camada de impermeabilizante.

Muito moderna e, convenhamos, super requintada. Geralmente é a escolha preferida de arquitetos e designers da área. No evento Casa Cor de 2018, por exemplo, esse modelo foi o que mais se destacou em projetos luxuosos.

Mas a ideia de que construir uma piscina de alvenaria é algo caro, ficou no passado. Sim, dentre as opções do mercado, realmente você investirá mais. Mas saiba que dependendo do design, se for mais simples, é possível ter a sua sem gastar muito. O segredo é escolher mão de obra especializada para que não haja desperdícios e prejuízos.

A piscina de vinil

Comparada a piscina de alvenaria, a de vinil dispensa impermeabilização, é mais rápida de ser instalada e bem mais barata, mesmo tendo a possibilidade de escolher estampas e formas diversas.

Ao contrário também da piscina de alvenaria, a de vinil é mais fácil na hora de instalar,
demandando menos mão de obra, o que influencia no orçamento. Mas não se engane, ela não deixa de requisitar um especialista para fazer o trabalho.

A aplicação da sua lona é prática, mas se não bem feita pode formar bolhas, rugas ou falhas.

O profissional utiliza de equipamentos especiais de vácuo, mantendo o vinil bem esticado. Então mais uma vez, recorra a mão de obra especializada para que não haja problemas.

Quanto a higienização, o vinil já ajuda. Por ser um material liso, fungos, bactérias e outras sujeiras não conseguem se fixar. Muitas vezes a limpeza nas bordas e na água já é o suficiente para ela ficar limpinha.

Além de tudo isso, sua sustentabilidade também conta, e muito! Ela é feita com uma
estrutura de alvenaria leve, isso quer dizer que quase não há resíduos na sua demolição e
seu descarte é completamente reciclável. Legal, né?

Cuidados necessários com cada modelo

Já percebemos que cada modelo de piscina, tanto de alvenaria, quanto de vinil, têm suas
vantagens. Mas quais delas o cuidado precisa ser redobrado quanto limpeza e manutenção,por exemplo? Isso vai de acordo com as necessidades de cada pessoa, por isso, quem decide é você no final deste texto. Confira.

Atenção para as piscinas de alvenaria:

Como já dissemos mais acima, escolhendo o modelo de alvenaria você pode também
escolher qual revestimento será usado. Mas esta decisão não pode ser levada em conta
apenas a estética. É importante dar atenção a praticidade na hora da limpeza, pois alguns desses materiais propiciam o acúmulo de fungos e bactérias.

Alguns revestimentos que não acumulam tanta sujeira e são imunes ao surgimento de limo são as pastilhas de vidro, cerâmicos e vinílicos. Mais pra frente iremos fazer um conteúdo especialmente sobre cada um, e apresentar outras opções existentes no mercado.

Como se trata de uma construção que leva concreto e alvenaria, fissuras ou rachaduras
podem surgir. Se isso acontecer, é importante chamar um técnico no assunto e não
simplesmente esvaziar a piscina sem uma consultoria prévia. Estes danos podem ser
irreversíveis.

Atenção para as piscinas de vinil:

O cloro em excesso é um grande problema deste modelo. O uso indevido e em grande
quantidade de produtos químicos para o tratamento da água, podem provocar desbotamento nas bordas, te fazendo trocar o vinil pelo menos a cada 10 anos.
O importante é sempre buscar produtos menos nocivos e aplicar de maneira correta a
dosagem de cada um. No mercado há produtos específicos para cada tipo de piscina,
portanto, esteja atento quanto a isso.

Cuidados com objetos pontiagudos também devem ser tomados. Como o material do vinil é maleável, pode rasgar ou danificar de alguma forma sua piscina. Deixe vidros, talheres, canetas e tudo que possa perfurar bem longe da borda.

Independente da escolha…

Provavelmente você ainda esteja na dúvida, até porque as duas opções estão equilibradas entre vantagens e desvantagens. O melhor a fazer é colocar no papel quais são suas prioridades e quanto você pretende investir.

O modelo de alvenaria é mais caro, pois sua construção demanda mais tempo de mão de
obra, impermeabilização e custos com o revestimento. Entretanto, a durabilidade é maior e os cuidados com a manutenção são poucos.

Já o modelo de vinil é mais barato e o tempo do processo para ficar pronto é muito menor. Mas cuidados extras precisam ser tomados para garantir sua durabilidade. Além disso, como já dissemos, a higienização demanda mais atenção.

Independente da sua escolha, você precisa lembrar que contratar um profissional para a
instalação de ambas é extremamente necessário. Além disto, como qualquer outro modelo de piscinas, é preciso tratar a água devidamente.

Nós, da Verano Piscinas, cuidamos de todo o processo pra você. Desde o desenvolvimento do projeto, a consultoria na escolha de revestimentos ou estampas, a instalação até os auxílios pós obra.

Ainda dá tempo de garantir um verão mais refrescante e divertido.